A alegria do encontro

A Jornada Mundial da Juventude, no Brasil, tem sido um dos temas centrais da vida eclesial das dioceses e paróquias brasileiras. Várias foram as iniciativas criadas para preparar os jovens e as comunidades em geral para esse grande momento que estamos prestes a viver. Dentre tais atividades, destacam-se a peregrinação da Cruz e do Ícone de Maria por todas as dioceses do Brasil e alguns países da América Latina, a Campanha da Fraternidade deste ano e, agora, a Semana Missionária.

Nossa paróquia se prepara para receber, entre os dias 16 a 20 deste mês, aproximadamente 40 jovens vindos da Noruega. Ao todo, em Viçosa, serão 129 peregrinos deste país que serão acolhidos nas quatro paróquias.

Pouco sabemos sobre a Noruega. É um país distante do nosso, não só geograficamente mas também em termos de cultura, de sociedade, padrão de vida e tantas outras coisas. Só para se ter uma ideia, lá a população católica é bem pequena. Atualmente, o número de católicos gira em torno de 60 mil em todo o país.

Contudo, temos algo em comum: a Fé em Jesus Cristo. E isso nos basta. Será uma bela oportunidade, para todos e especialmente para os jovens, de ver, ouvir, abraçar tantas diferenças na certeza de que Cristo nos faz a todos irmãos e irmãs.

Durante estes dias, queremos partilhar a fé, na certeza de que partilhando as alegrias, as esperanças, os sofrimentos e as angústias podemos sair mais fortalecidos para continuar a missão de fazer discípulos em todas as nações.

Será um tempo de graça, não tenhamos dúvida. O encontro entre irmãos gera sempre um mais de esperança, pois nos faz recordar o encontro fundamental entre Deus e o seu povo. Que seja bem vindo quem chega entre nós!

Posted in Artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.