Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima

O texto das Bem-aventuranças marca o início do grande sermão da montanha (Mt 5-7), que é introduzido de forma solene: Jesus, ao ver as multidões, subiu ao monte, sentou-se, abriu a boca e començou a ensinar aos seus discípulos (cf. v. 1-2).

As bem-aventuranças não são mandamentos, mas enunciados de grande valor, pois revelam uma felicidade humana paradoxal, que vincula promessa de bens excelentes a exigências extraordinárias.

As Bem-aventuranças constituem a manifestação e a carta magna do Reino: elas dizem quais são os seus cidadãos e a condição deles. Se para o mundo, felizes são os ricos, os que têm poder, os que têm status; na dinâmica do Reino dos Céus, são felizes os pobres, os humildes e os desprezados: vale é quem não tem, quem não pode e quem não conta.

O fato da primeira e da última bem-aventuranças apresentarem a promessa no presente (porque deles é o Reino dos Céus) e nas demais a promessa ser feita no futuro (porque serão…), indica que as promessas do futuro são efeitos da escolha pela pobreza evangélica, que consiste em colocar toda a sua segurança em Deus mesmo. Quem vive assim é feliz, pois a vivência da pobreza evangélica e da prática da justiça é própria de quem participa já do Reino anunciado por Jesus, que é “já e ainda não”.

Sendo assim, quem participa já deste Reino, viverá sempre da esperança de uma vida plena e feliz no Reino definitivo, segundo a promessa das demais bem-aventuranças. Deste modo, mesmo que o cristão enfrente aflições; não possua nada, ou viva sedento de justiça, ele é feliz, pois sua segurança é Deus! Assim também, quem é misericordioso; puro de coração, por ser radicalmente decidido por Deus; e promove a paz é feliz porque sua realização está em Deus. Por fim, mesmo se for injuriado ou perseguido por causa de Cristo, ele é feliz e convidado a se alegrar ainda mais, pois tem um horizonte de sentido que ultrapassa esta realidade, pois grande será a sua recompensa no céu (cf. Mt 5, 12).

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