Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Nas comunidades cristãs pelo Brasil afora, o mês de maio é invocado como o mês de Maria. Em nossa Paróquia, Maio tem uma razão ainda mais especial, por ser na primeira quinzena o período em que celebramos a festa da Padroeira, Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

As festividades deste ano se inspiram na presença de Maria na vida do povo, especialmente daqueles que mais carecem da atenção da Mãe. Maria, por sua vez, é presença em comunhão com seu Filho Ressuscitado, na perspectiva do serviço, da diaconia. Alegra-nos celebrar com paróquias e comunidades de fé com quem a comunhão se expressa em gestos e testemunhos.

Ocorreu, há poucos dias, a 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil em Aparecida, cujo tema central foi a “Comunidade de Comunidades: uma nova Paróquia”. O tema não é novo, já que em 2007 o Documento de Aparecida destacou esta expressão, reiterando apelos que surgiram nas Conferências Episcopais de Puebla e Santo Domingo e que, por sua vez, vem ganhando acolhida em nosso meio, não só na linguagem, mas na prática pastoral.

O inspirado material, fruto desta Assembleia, indica um verdadeiro itinerário para nós, leigos e leigas da Paróquia de Fátima, trilharmos em nossa ação pastoral. Penso que estamos no caminho. Renovar as estruturas paroquiais implica em rejeitar aquilo que leva a comunidade a caminhar em marcha à ré ou ficar submissa às vontades do padre ou de leigos que querem controlar tudo.

A superação das estruturas que não ajudam na construção do Reino de Deus exige coragem e desapego. Coragem para enfrentar a fé mesquinha, que coloca o homem acima do Evangelho, e desapego dos encargos e sensação de poder, o que, evidentemente, ocorre quando as vaidades pessoais atuam mais que a inspiração evangélica, levando ao medíocre pragmatismo (DA nº. 12).

Celebrar esta festa da Padroeira com os olhares e as inspirações que nos animam na construção do Reino seja o anseio de cada um de nós. Não percamos a oportunidade de sermos diáconos e diaconisas, servidores do Reino, confiando à Maria o auxílio nesta caminhada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *