Como viver bem a Quaresma

Em breve, vamos vivenciar mais um tempo litúrgico da Quaresma, que se inicia na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. É o tempo que teremos para nos preparar para a grande festa da Páscoa. E como é bom preparar uma festa! E melhor e mais significativa ainda é a festa do Cristo Ressuscitado!

Quaresma é um tempo forte de conversão, que significa mudança de senhor. Quaresma é tempo de troca de comando, de consultar nosso interior e verificar qual é o “senhor” que move o nosso coração. É um tempo forte de oração, jejum e esmola, que são um resumo da vida cristã e condensam o sentido da vida. A oração é passar do vazio de si à plenitude de Deus. O jejum é a capacidade de ordenar a vida para servir e louvar a Deus, de darmos maior liberdade a Deus para agir em nós e expressão de solidariedade e comunhão com os outros, é partilha. E a esmola significa atitude de doação gratuita, de serviço ao próximo com generosidade e desprendimento.

E cada um de nós precisa encontrar a maneira de viver, da melhor forma possível, esse tempo de graça, um verdadeiro Kairós, tempo de manifestação de Deus. Vamos nos preparar para vivê-lo bem. Não vamos perder a oportunidade de nos transformarmos e sairmos dela sendo melhores. Seguem algumas dicas para quem deseja aproveitar esse tempo e não sabe por onde começar: Busque o silêncio interior. Cultive mais o silêncio. É no silêncio que o Senhor nos fala. Tire um tempo diário para ficar em silêncio e escutar Deus. Participe do grupo de reflexão e das programações da Paróquia e de sua comunidade. Proponha-se a fazer obras de misericórdia como visitar doentes, asilo, uma família carente. Reconstrua pontes de reconciliação, perdoe, peça perdão. Prepare-se para uma boa confissão, com tranquilidade.

Que, nesta Quaresma, possamos revisar nossa vida, mudar nossas atitudes e assumir a busca da humanidade inteira por libertação, justiça, dignidade, reconciliação e paz.

Sônia Maria Leite Ribeiro do Vale

Equipe de Formação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.