JUVENTUDE, ONDE ESTÁ SUA VOCAÇÃO

Para transcorrer um pouco a respeito deste tema, gostaria de convidá-lo a observar esse tempo bonito da juventude, como um tempo marcado pelo despertar do chamado. Então, quando despertamos é preciso se levantar, por isso, a resposta ao
chamado deve ser ensaiada por nós neste momento específico.

Levando em consideração que o primeiro chamado de Deus a nós é o chamado à vida(Jeremias 1,5), esse tempo, apesar dos desafios e confusões próprias desta idade, é preciso compreender que a vida é um dom, e um dom não é para si, mas para ser dedicado aos outros. Por isso, para compreender bem esse chamado devemos considerar que toda vocação é chamado à santidade. (1Pedro 1,15-16)

No processo de santificação, temos na Igreja um caminho traçado pelos sacramentos a iniciar-se pelo Batismo, (Mateus 28,16-20) quando somos inseridos numa comunidade eclesial; na Eucaristia, quando compartilhamos o mesmo ideal(João 6,53-58); e, no Crisma, quando assumimos de forma adulta a nossa fé (Atos dos Apóstolos 1,8). E ainda temos a oportunidade de respondermos através de uma vocação específica ao matrimônio (Marcos 10, 6-9), e à ordem (João 20, 21-23), como serviço nessa busca pela santidade. E você poderia me perguntar: – E a vida profissional não é uma vocação? Claro que sim! Todos nós devemos deixar com que o Espírito Santo que esquadrinha (1Coríntios 2, 10-16) tudo nos leve ao despertar das nossas aptidões, mas não nos esqueçamos: Toda vocação é um chamado à santidade.

Pe. João Paulo da Silva
Paróquia São Miguel Arcanjo
Araponga/MG

Posted in Artigos.