Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima

A Quaresma é um tempo favorável de renovação pessoal e comunitária e que nos conduz à Páscoa de Jesus Cristo morto e ressuscitado, assim nos recorda o Papa Francisco, em sua mensagem para o Tempo Quaresmal deste ano. O Santo Padre retoma o texto da exortação de São Paulo aos Gálatas: “Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido.” (Gal 6, 9-10).

Imagem de Arnie Bragg por Pixabay

Esse tempo propício é também a nossa vida, nossa inteira existência terrena, muitas vezes tomada pela ganância e pela soberba, pelo anseio de possuir e acumular. Nessas ocasiões, precisamos recordar o sentido profundo da conversão e da mudança de mentalidade, acreditando que há sempre mais valor em partilhar do que guardar para si.

A Ressurreição de Jesus Cristo também nos convida a uma verdadeira partilha. A partilha da esperança, da vida nova, do amor aos irmãos e irmãs, sobretudo, aos que mais têm sofrido as consequências e mazelas de um mundo ferido pelo pecado da corrupção, da injustiça, do desejo de poder e da guerra.

Já em 1963, em sua Carta Encíclica Pacem in Terris, o Papa João XXIII escreveu sobre o profundo anseio de toda a humanidade: a consolidação da paz na terra. Mas que tipo de paz nós queremos? “É aquela fundada na verdade, construída segundo a justiça, alimentada e consumada na caridade, realizada sob os auspícios da liberdade”. Essa é a paz que vem do Cristo Ressuscitado! É o verdadeiro desejo do coração humano. É o que realmente nos dá a certeza de que, de fato, Ele ressuscitou e vive entre nós.

Por isso, não nos cansemos de fazer o bem, com os olhos fixos em Jesus! A ressurreição de Cristo anima nossas esperanças e nos conduz ao germe da salvação: somos filhos(as) muito amados(as) do Senhor. Por isso, neste Tempo Pascal, como nos pede o Papa Francisco, não nos cansemos de rezar e de extirpar o mal da nossa vida, recordando a cada dia a esperança que nos salva e nos liberta para uma vida nova. Que Maria Santíssima nos proteja e que o Espírito Santo, dom de Deus, nos revigore em cada momento! Aleluia!

Geovane Macedo da Costa
Catequista (Comunidade Fátima)