Tempo do Advento

Meus irmãos e minhas irmãs, a partir do próximo domingo, 28 de novembro, vamos iniciar um novo Ano Litúrgico na Igreja, celebrando o I Domingo do Advento.

Advento significa “que está por vir”, “presença”, “chegada”, “vinda”. O tempo do Advento é um momento muito forte para nós, pois durante quatro semanas vamos nos preparar para celebrar o nascimento de Jesus.

Mas será que o Tempo do Advento significa simplesmente este tempo de preparação para a festa do Natal? Mais do que isto, o Advento é baseado na espera da vinda do Reino e cabe a cada um de nós acender e renovar este desejo e este ânimo. O Advento e a celebração do Natal são grandes momentos de retomada da nossa adesão a Jesus Cristo. Essa retomada consiste na vontade nossa de nos deixar evangelizar por Jesus Cristo e engajar-nos, em seu nome, na evangelização dos que se afastaram dele, ou se tornaram indiferentes, ou ainda o desconhecem.

Advento é, também, tempo de espera, de esperança, porque Cristo é nossa esperança. Esperança de renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados e fraquezas. Esperança que nos fortalece diante das dificuldades e tribulações da vida.

Advento é tempo de conversão. Vamos preparar o caminho do Senhor nas nossas próprias vidas, lutando contra o pecado, por meio de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.

No Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza, aquela que nos leva a confiar, a nos abandonar e depender inteiramente de Deus. Ele é nossa única riqueza, nossa única esperança aquele que nos conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino.

Acho bem oportuno, pararmos um pouco, neste momento, para refletirmos sobre o verdadeiro significado do Advento e sobre a forma como temos vivido este Tempo, principalmente nos dias atuais, marcado por um excesso de consumismo e por um enorme individualismo.

Vamos nos perguntar: será que a preparação para o Natal do Senhor se resume no enfeite da casa, na árvore de natal, no presépio no canto da sala, nas listas de compras e na preocupação com a ceia? É isso que fazemos no Advento, “tempo de piedosa e alegre expectativa”? Advento é tempo propício de penitência, mas também de alegria e esperança na vivência do mistério da encarnação de Deus que veio para nos salvar.

O significado da palavra “advento” compreende também o de “visita”; neste caso, trata-se de uma visita divina: Ele entra em nossa vida e quer se dirigir a cada um de nós. Será que temos tempo para receber o Senhor? Será que sobra tempo para pararmos e, no silêncio, compreender a presença de Jesus em nossa vida? Temos tempo para parar um pouco e sentir os sinais do amor de Deus por nós?

Vamos permitir que a visita de Deus, no coração de cada um de nós, possa nos transformar. Só a partir da renovação de nossos corações é que poderão acontecer a tão desejada transformação do mundo, a superação da fome, a vitória da paz e a efetiva fraternidade entre os homens. Vamos ser, neste Natal, os protagonistas que acendem a luz de Cristo na noite do mundo, no qual vivemos. Vamos de encontro ao Menino Deus, luz do mundo, que vem a nós, dissipando toda escuridão, trazendo aos nossos corações a paz e o amor divino.

Posted in Artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *