Encontro de Comunicadores reúne mais de 140 participantes em Mariana

Em sua terceira edição, o Encontro de Comunicadores com Dom Geraldo reuniu mais de 140 pessoas em Mariana para pensar sobre Igreja, comunicação e unidade. O encontro foi realizado no sábado, 6 de maio, no Instituto de Teologia do Seminário São José.

A mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações, que tem como tema “Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43, 5). Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo”, foi estudada pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, durante o evento. “É importante a gente acolher a palavra do Papa Francisco. Pois, ele tem um jeito próprio de dizer o que ele pensa. Um jeito que todas as pessoas entendem. Quando o Papa Francisco fala todo mundo entende. Este é um dom que Deus deu a ele, e que ele usa com muita aptidão para o bem da Igreja e da humanidade”, afirmou o arcebispo.

Comunicação atual

Outro tema abordado no encontro foi sobre “A Igreja e a unidade na comunicação atual”. A reflexão sobre este assunto foi conduzida pelo padre Ibraim Vitor de Oliveira. Em sua fala, ele abordou sobre a Igreja no contexto atual e sobre uma comunicação que leva as pessoas a participarem daquilo que é comunicado. Padre Ibraim explicou, também, que um discurso tem vários sentidos. “Uma mesma palavra tem vários sentidos, o que gera várias interpretações e participação. Perfeita é a palavra de Deus, que não tem signos. O papel de todo aquele que anuncia é entusiasmar, é exortar”, complementou.

“Comunicar com esperança e confiança o que diz respeito a mensagem, a boa nova, é confiar no espírito. É confiar em Deus. A mídia, digamos sensacionalista, abandona esse espírito, por isso não realiza uma comunicação real. Quando nós confiamos e cremos na presença de Deus o nosso coração entra na comunicação. Que nós, cada vez mais, possamos colocar o coração naquilo que falamos, naquilo que anunciamos. Pois estaremos colando Deus na vida das pessoas”, reforçou padre Ibraim.

Para o diretor do Departamento Arquidiocesano de Comunicação (DACOM), padre Paulo Barbosa, o encontro foi bem participativo. “Tivemos um grande envolvimento dos participantes. Realmente houve uma adesão, um acolhimento ao convite. E o encontro demonstrou uma palavra da Igreja ao mundo atual. Uma Igreja que quer comunicar a verdade, que é de Jesus Cristo. E ela comunica na unidade, dentro de um contexto desafiador em que nós nos encontramos. Então, a Igreja é mestra da comunicação com alegria. E esse entusiamos da Igreja está presente em seus animadores, em seus agentes, em seus múltiplos comunicadores de pastorais”, disse padre Paulinho.

Luzia Fátima de Assis, da Pastoral da Comunicação da paróquia Divino Espírito Santo, conta que gostou muito do encontro. “As palestras foram muito produtivas. Ajudou bastante a repensar algumas coisas e a entender outros pontos. O encontro de comunicadores sempre oferece uma ótima formação para os agentes da Pascom”, contou a participante.

Mês da Comunicação

Em sintonia com o mês Mariano, maio será, também, um tempo para estudo e articulação da Pastoral da Comunicação nas paróquias da Igreja particular de Mariana. O Mês da Comunicação foi lançado no Encontro de Comunicadores. O assessor arquidiocesano da Pascom, padre Edir Martins, acredita que esta proposta será a oportunidade de padres e leigos se motivarem ainda mais para trabalhar melhor a comunicação na liturgia, na catequese e outras atividades pastorais.

                                                                           

Posted in Notícias.