Arquidiocese de Mariana receberá Cruz da JMJ e Ícone de Nossa Senhora

CNBB / Divulgação

A Arquidiocese de Mariana se prepara para receber nos próximos dias 21 e 22 os símbolos da Jornada Mundial da Juventude: Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora. Desde o dia 30 de outubro eles estão visitando as dioceses do Regional Leste 2 da CNBB, e a Província Eclesiástica de Mariana acolherá a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora no período de 21 a 25 deste mês de novembro.

Barbacena será a primeira cidade da Arquidiocese de Mariana a acolher com grande festa os símbolos da JMJ. Uma extensa programação foi pensada para que toda a comunidade possa presenciar a passagem desses ícones nos municípios. Em seguida, Ouro Preto e Mariana também farão desta ocasião um importante e histórico momento de celebração, oração e muita festa.

Em seguida, confira a programação completa da passagem da Cruz Peregrina da JMJ e do Ícone de Nossa Senhora pela Arquidiocese de Mariana em preparação para a Jornada 2013 que será realizada no Rio de Janeiro, com a presença do papa Bento XVI.

PROGRAMAÇÃO

BARBACENA – 21 de novembro
10h – Chegada da Cruz na Matriz de São Pedro
11h – Saída da carreata até o Santuário da Piedade
12h – Chegada da Cruz e do Ícone no Santuário da Piedade
13h às 15 horas – Momentos de Oração
15h – Saída da caminhada em direção à Matriz de São Sebastião
17h – Chegada na Matriz de São Sebastião
17h às 19:30 – Momentos de Oração
19h30 às 21h – Missa Solene com dom Geraldo Lyrio Rocha e padres de Barbacena e Região
21h às 23h – Vigília
23h – Encerramento

OURO PRETO – 22 de novembro
10h – CHEGADA DA CRUZ (Saramenha – saída para Ouro Branco)
10h15 – Concentração da juventude na Rodoviária
10h30 – Caminhada para a Praça Tiradentes
11h – Atividade na Praça Tiradentes
12h – Carreata para Passagem de Mariana
12h20 – Acolhida da Cruz em Passagem de Mariana
13h20 – Carreata para a Praça São Pedro em Marina

MARIANA
13h30 – Chegada da Cruz na Praça São Pedro
14h às 16h – Momentos de oração
16h – Concentração para caminhada
16h30 – Caminhada (Praça São Pedro – Praça da Sé)
18h30 – Grande Celebração da Eucarístia presidida por dom Geraldo.
20h – Show com a Banda Cristucada (Belo Horizonte)

O QUE É A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

A Jornada Jovem, como encontro mundial e com a presença do Papa, acontece de três em três anos em algum lugar do mundo, congregando na unidade as diversas culturas e expressões religiosas, estimulando a juventude, no seguimento de Jesus Cristo, ao compromisso com a vida e a construção de um mundo novo.

Foi com grande festa e alegria que centenas de milhares de jovens de todo mundo participaram da Jornada Mundial da Juventude em Madri, na Espanha, nos dias 16 a 21 de agosto de 2011. Maior emoção foi a notícia dada pelo Papa Bento XVI de que a próxima Jornada Mundial da Juventude acontecerá em 2013, no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

SÍMBOLOS DA CRUZ PEREGRINA E DO ÍCONE DE NOSSA SENHORA

Os principais símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude têm sido a cruz e o ícone de Nossa Senhora, presentes doados pelo Papa João Paulo II que iniciou estas jornadas jovens em 1984. Com este gesto, ele exortava os jovens a levarem por todo mundo estes símbolos anunciando o evangelho.

A cruz peregrina levada pelos jovens

É uma cruz medindo 3,80 metros de altura, feita de madeira, que em 1984, durante o encerramento do Jubileu da Redenção, na Basílica São Pedro em Roma, foi entregue pela Papa João Paulo II aos jovens, passando a ser chamada “cruz dos jovens” porque lhes foi dada para que a levassem a todo o mundo, atravessando gerações, fronteiras e limites geográficos, políticos e de fé, proporcionando aos jovens um encontro pessoal com Cristo.

Rapidamente a juventude atendeu ao pedido do Santo Padre e começou a levá-la em viagem pelo mundo. A cruz começou a peregrinar em diversas partes da Europa, como Itália, França, Luxemburgo, Irlanda, Escócia, Malta e Alemanha; depois seguiu para outros continentes… passou, entre outros, pela Argentina, Estados Unidos, países baixos, Espanha, Polônia, Austrália, Filipinas e Canadá.

As experiências vividas dão o tom desta peregrinação. A cruz é levada ao país que irá sediar a JMJ, visitando as várias dioceses, movimentos, grupos e comunidades do país. Como um sinal de fé, ela movimenta os jovens, chama-os a refletirem sobre o sentido de suas vidas, suscitando mudança e novo ardor missionário. Ela vem conquistando os jovens e não só isso, vem transformando a vida de quem a tocou e a contemplou, ajudando muitos a descobrirem o significado da fé cristã.

Ícone da Mãe de Deus acompanha a JMJ

No dia 5 de abril de 2003, durante a cerimônia da passagem da cruz dos canadenses para os alemães, organizadores da JMJ de 2005, o Papa João Paulo II presenteou os jovens com uma cópia do ícone da Virgem Maria.

Disse o Papa: “Hoje eu confio a vocês (…) o ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a cruz. Contemplem a sua Mãe! Este ícone será um sinal da presença materna de Maria, sempre próxima aos jovens, que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas”.

RUMO A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE NO RIO DE JANEIRO

Aguardamos, desde já, com grande expectativa, a realização deste evento que, em razão da Copa do mundo que também acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, foi antecipado para 2013. Será a XXXVIII Jornada Mundial da Juventude.

A peregrinação da cruz e do ícone da Mãe de Deus pelo Brasil teve início no regional sul 1 da CNBB, no dia 18 de setembro, passando pelas dioceses de São Paulo e, em seguida, caminhará por todo o Brasil. Começamos assim nossa preparação em vista da próxima Jornada Mundial da Juventude, sob o signo da cruz e a proteção da Virgem Maria, Mãe, Rainha e Padroeira.

A peregrinação em nossa Arquidiocese de Mariana

Nossa Arquidiocese de Mariana receberá a visita da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora nos dias 21 e 22 de novembro (segunda e terça). Eles virão da Diocese de Luz e depois de Mariana seguirão para a diocese de Governador Valadares. Com esta peregrinação, damos início à preparação, sobretudo, do coração da nossa juventude e do povo de nossa arquidiocese, para este tempo de especial graça de Deus que continua falando ao coração das pessoas, sobretudo ao coração da juventude.

Não deixe de participar. Traga a sua alegria, venha caminhar conosco, celebrar a vida e a fé, comprometer-se com o mundo novo e o Reino de Deus.

Bem-vinda Jornada Mundial da Juventude!

Posted in Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *