Encontro para leigos visa aprofundamento de ação pastoral

Encontro para leigos visa aprofundamento de ação pastoral

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa, promoveu no último domingo de março, dia 30, um encontro de formação para leigos. O retiro foi assessorado pelo agente de pastoral da arquidiocese de Belo Horizonte, Maurício Alves Pereira, e contou com a participação de mais de 100 lideranças paroquiais, a fim de aprofundar a dinâmica da ação pastoral.

Membros dos conselhos, pastorais, dimensões, movimentos e comunidades se reuniram com Maurício e tiveram a oportunidade de aprofundar o sentido da ação pastoral, a partir da Palavra de Deus e dos testemunhos do assessor. No encontro, inúmeras questões foram levantadas pelos participantes. A partir da orientação do assessor, eles puderam perceber que respostas e aprofundamentos se dão ao longo da prática pastoral, confrontando fé e vida na “Diaconia do Reino”, expressão usada por Maurício.

Segundo os participantes, o depoimento da vida e ação pastoral do assessor marcaram profundamente as lideranças, por encontram nele um “precioso e autêntico discípulo missionário de Jesus Cristo”. Maurício fez memória de Dom Luciano, e deu também exemplos de pessoas que, vivendo às margens, serviram de sinal na construção o Reino.

“O fato do encontro ter ocorrido na semana em que foi divulgada a transferência do Padre Wander para outra paróquia foi providencial, pois favoreceu a comunhão e fraternidade dos animadores paroquiais com seu pastor, a quem enviamos com total serenidade e espírito pastoral”, afirmou o coordenador paroquial, José Oscar Salgado.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima vem trilhando um caminho de preparação para a realização da sua 9ª Assembleia Paroquial de Pastoral, prevista para setembro deste ano. O encontro para leigos fui uma iniciativa desse preparo para a Assembleia. No último mês de fevereiro foi entregue a todos os membros do CPP, CAEP e CCP´s, um exemplar do Manual dos Conselhos, produzido pela arquidiocese. A equipe que prepara a próxima assembleia apresentou orientações para uma boa utilização do material.

Posted in Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *