Paróquia de São João Batista em Viçosa Inicia um Projeto de Formação Permanente para Leigos

Teve início na noite da última terça-feira a Escola Paroquial da Fé na Paróquia de São João Batista, em Viçosa. 160 pessoas se inscreveram e marcaram presença na aula inaugural. Trata-se de um projeto de formação permanente para leigos e agentes de pastoral organizado em sistema de módulos temáticos abordando temas sobre Teologia, Bíblia, Espiritualidade, Liturgia, Fé, Igreja… que serão alternados semestralmente. Este espaço de reflexão destina-se a ajudar as pessoas a conhecerem melhor os fundamentos da fé e da vida cristã.

“A complexidade do cenário religioso e as transformações sociais, inclusive com forte apelo a uma “cultura de morte”, estão a provocar situações novas e desafiantes à pastoral. Assim, a busca de um aprofundamento da fé surge da necessidade de lucidez em tal contexto. Exige-se do cristão maior preparo, antes de tudo, a respeito de sua própria fé. O apóstolo S. Pedro recomenda que os batizados devem “estar sempre prontos a dar razão da sua esperança a todo aquele que a pedir” (1Pd 3,15). O que significa ter fé? Porque cremos e onde está baseada a nossa fé católica? Em que, de fato, nós católicos cremos? Como devemos rezar e viver neste mundo?”, afirmou Pe. Edir justificando a motivação para esse projeto.

A Escola Paroquial da Fé tem como objetivos: 1) Ser instrumento de formação permanente para os católicos e, especialmente, as nossas lideranças de pastorais e movimentos; 1.1) Conhecer melhor as origens e os fundamentos de nossa fé e de nossa pertença à Igreja Católica, juntamente com um aprofundamento nas Sagradas Escrituras, Palavra de Deus, que é fonte de vida e oportunidade de nos aproximarmos mais do mistério divino revelado em Jesus Cristo; 1.2) Discutir as questões e buscar encontrar caminhos que respondam ao anseio manifestado muitas vezes por pessoas que, confrontadas com o grande volume de informações e afirmações sobre religião, fé e moral, nem sempre conseguem ter clareza sobre a própria fé católica.

“Nossa fé é um dom precioso de Deus, que só conseguimos apreciar e valorizar devidamente se o conhecermos melhor. A consciência das origens e dos fundamentos de nossa fé e de nossa pertença à Igreja Católica nos faz reencontrar a alegria de sermos cristãos. É importante dar-nos conta de que não estamos sozinhos na nossa fé: cremos com os apóstolos, os mártires, os santos e servidores do povo de Deus do passado e do presente, com o Papa e os Bispos, com tantos irmãos espalhados pelo mundo inteiro, no passado e no presente. É graça de Deus crer com toda a Igreja e como a Igreja crê”, finalizou o Pe. Edir.

Fonte: PASCOM da Paróquia São João Batista

Posted in Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *