Paróquia Nossa Senhora de Fátima realiza sua 8ª Assembleia Paroquial de Pastoral

Com o tema: “Comunidade: espaço de comunhão, serviço e participação”, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima esteve reunida no último final de semana, 10 e 11 de setembro. Essa foi a 8ª Assembleia Paroquial de Pastoral, cujo lema foi “Entre nós ninguém se sinta excluído, mal amado, rejeitado ou esquecido”. Estiveram presentes os membros do Conselho Paroquial de Pastoral, do Conselho para Assuntos Econômicos, e os delegados das dez comunidades paroquiais, compondo os 110 participantes.

O encontro teve o objetivo de definir ações pastorais até 2014 e avaliar a caminhada pastoral dos últimos três anos. O procedimento utilizado foi o método VER-JULGAR-AGIR, sugestão do Projeto Arquidiocesano de Evangelização – PAE.

O momento “Ver”, foi marcado por uma mesa de debate composta pelos convidados: Marcos Nunes, vereador municipal de Viçosa, Pe. Antônio Claret e Fernanda de Oliveira Portes, ambos militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). As três personalidades analisaram e discutiram a atual conjuntura social e eclesial.

Ainda nesse espaço de conscientização, apresentou-se a síntese decorrente dos grupos de reflexão, que reuniu cerca de 700 pessoas, na primeira fase, e das assembleias comunitárias. Foram mencionadas as conquistas e os desafios, como também os aspectos sobre descentralização e ministérios leigos.

No último dia, os participantes se comoveram com os testemunhos de dois recuperandos da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado – APAC e de uma jovem cuja família foi vítima de violência.

Na continuidade da programação, o momento “Julgar” apresentou temas como: Igreja, lugar de unidade e serviço; Igreja em estado permanente de missão; Igreja comprometida com a sociedade, entre outros. E contou com a formação de grupos que refletiram sobre quem são as pessoas excluídas, mal amadas, rejeitadas ou esquecidas em nossas comunidades.

Para encerrar o evento, o momento“Agir” definiu as ações que serão aplicadas na próxima fase do trabalho.

Nesse clima de disposição para dedicar-se à comunidade, foi eleito coordenador paroquial, José Oscar Salgado, e o representante leigo, Odésimo da Paixão. E comemorou-se o sétimo aniversário sacerdotal do pároco Pe. Wander Torres Costa.

Posted in Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *