Teatro da Rede Protetiva Casa das Mulheres na Paróquia de Fátima

A Casa das Mulheres é um Programa, criado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Viçosa, que tem o objetivo de acolher a mulher em situação de violência, oferecendo os encaminhamentos para as instituições de atendimento.

Enquanto Rede, o Programa Casa das Mulheres tem como objetivo articular os órgãos públicos e da sociedade civil de modo a não produzir a re-vitimização e inibir a violência institucional.

Como parte da estratégia para dar visibilidade ao quadro de violência contra a mulher, utiliza-se o teatro que tem como enredo a violência velada já no início do relacionamento entre Mário e Joana e que só se agrava com o casamento.

Signatária do pacto de luta contra a violência e proteção das mulheres, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima tem assegurado espaço para que o teatro seja apresentado em suas dez comunidades.

Em julho o teatro foi apresentado na comunidade Sagrada Família, por ocasião da visita dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude.

No mês de novembro a apresentação teatral ocorreu na capela Nossa Senhora Aparecida, em Posses, como parte das atividades da Visita Missionária que se realizou entre os dias 23 a 25 daquele mês.

Desta vez a apresentação aconteceu no encerramento da festa da Padroeira de Nova Viçosa, Nossa Senhora da Conceição. Após a missa festiva, o grande número de presentes ficou sensibilizado com o teatro e sua mensagem.

A próxima apresentação do teatro será na praça da rua Nova, no próximo dia 11 de dezembro, terça-feira, após a celebração das 19h30m. Nestes dias a Comunidade Santa Luzia, que engloba os bairros adjacentes a Romão dos Reis, festeja a sua padroeira, cuja festa se encerrará na quinta-feira, dia 13.

A apresentação do teatro nas comunidade foi uma decisão do Conselho de Pastoral, que espera é que ainda no primeiro semestre de 2013 todas as comunidades tenham a oportunidade de acolher o teatro e debater a violência contra a mulher.

Clique aqui e veja as fotos do teatro

Posted in Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *