Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Acredito que nenhum de nós, ao iniciarmos o ano de 2013, imaginávamos a reviravolta que ele traria em se tratando dos rumos da Igreja Católica. A renúncia do papa Bento XVI e a eleição do Papa Francisco mexeram com todos nós, membros ou não da igreja católica. Isso nos faz pensar que, de fato, há algo além de apenas humano que conduz a vida e a história. O Espírito de Deus, apesar de respeitar a liberdade e as decisões humanas, está sempre a nos inspirar e mostrar o caminho.

Tanto a atitude de Bento XVI de renunciar à sua função de Bispo de Roma, quanto os primeiros gestos, palavras e atitudes do papa Francisco têm sido causa de admiração de muitos, no mundo inteiro. Entretanto, para nós cristãos católicos, admirar é pouco. Não podemos viver todo esse movimento do Espírito como historiadores, sociólogos ou vaticanistas. Para nós, há algo a mais que precisamos responder. Nos caminhos e fatos da história, o Senhor está se dirigindo a cada um nós, provocando e fazendo-nos pensar: E você, o que pode fazer? Assim, gostaria de deixar dois questionamentos para, à luz da nossa consciência e da Palavra de Deus, refletirmos:

Diante da renúncia do Papa Bento XVI, olhando minha vida, a que sou chamado a renunciar? Em um mundo em que se briga, mata e morre por causa de poder, tenho eu coragem de abrir mão de poderes e privilégios em vista de um bem maior?

Contemplando as palavras e os gestos do papa Francisco, sobretudo sua simplicidade e sobriedade, o que posso fazer, o que preciso deixar para trás, a fim de ter uma vida mais simples e feliz?

Enfim, precisamos passar da mera admiração à ação. A isso damos o nome de conversão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *