Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Amar e Servir com alegria!” Esse é o sentimento que me marcou ao longo desses 15 anos como agente de Pastoral da Comunicação (PASCOM). Afinal, fui mais uma dentre todos aqueles que aceitam contribuir com seus dons nas diversas frentes evangelizadoras da Igreja católica. Essas pessoas procuram atender a determinadas situações em uma realidade pastoral específica, tendo como foco principal: difundir e compartilhar seus dons com o objetivo de auxiliarem na edificação da “Civilização do Amor” (Papa Paulo VI).

Imagem de freepik

Quando fui convidado em 2008, em meio a tantos questionamentos e inseguranças, o “SIM” foi a resposta mais certa dada em toda minha vida! Mesmo sem saber quais seriam as atribuições e/ou cobranças, não hesitei em aceitar o convite feito pelo outrora e querido padre Wander Torres Costa (pároco entre 2007 e 2014) para assumir os trabalhos evangelizadores relacionados à comunicação social. Nesse percurso, encarei as mídias como lócus privilegiado para a veiculação da Palavra, de modo que vários conteúdos foram produzidos.

Como membro desse corpo místico que constituí a Igreja Católica, expressão do Cristo Ressuscitado, assumi com alegria a pastoral da comunicação! Tentei corresponder às expectativas e demandas apresentadas pela comunidade eclesial. Foram muitos os desafios e percalços enfrentados ao longo do caminho, mas as conquistas preponderaram ao final de sucessivas lutas. Para mim, a maior motivação que fundamentou o trabalho pastoral foi tentar sempre servir com alegria aos leigos e leigas de nossa comunidade de fé.

Desse modo, finalizo essa etapa evangelizadora de serviço e doação sendo perpassado pela gratidão que provém do amor salvífico do Pai. Nesse itinerário na Pascom Parfátima estabeleci muitas amizades que, com toda certeza, serão eternas! Espero ter conseguido plantar algumas sementinhas no coração dos agentes da Pascom.

Desejo ardentemente que elas germinem e sigam dando frutos! Peço a Nossa Senhora do Rosário de Fátima que interceda pelo trabalho evangelizador dos agentes da PASCOM. Que o Senhor lhes conceda discernimento e coragem para enfrentarem os desafios os quais despontarem pelo caminho. O Espírito os guiará, por mais que sejam difíceis e árduas as tarefas que lhes serão designadas.

O Papa Francisco, em sua primeira Exortação Apostólica, diz sobre a atuação das pastorais: “Agradeço o belo exemplo que me dão tantos cristãos que oferecem a sua vida e o seu tempo com alegria. Este testemunho faz-me muito bem e me apoia na minha aspiração pessoal de superar o egoísmo para uma dedicação maior” (Cf. Evangelii Gaudium, n° 76). Durante 15 anos procurei animar vocacionalmente, através da Palavra, a Pastoral da Comunicação. Gratidão a Deus por ter colocado tantas pessoas em minha vida, que agiram como anjos e mostraram os caminhos a serem percorridos.

Esse período foi muito importante para mim, afinal amadurei pessoalmente e espiritualmente, sinto que foi fortalecida ainda mais a minha fé em Jesus Cristo. Seguirei, enquanto discípulo-missionário, percorrendo os caminhos que o Mestre preparou para mim. Ele tem um projeto de vida para cada um de nós, basta que creiamos em seu amor redentor. Que possamos estar prontos para acolhermos os desígnios de Deus em nossas vidas!

Mateus 7, 12 – Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas. Gratidão a Deus por tudo!

Ailton Adriano