Circular: GA 02/16
Assunto: Ano Mariano
Ao Revmo. Clero,
Aos Conselhos Pastorais Paroquiais e Comunitários,
Saudação, paz e bênção do Senhor,
Em sua 54ª Assembleia Geral, realizada nos dias 06 a 15 de abril de 2016, a CNBB aprovou a realização do Ano Mariano, de 12 de outubro de 2016 a 12 de outubro de 2017, na comemoração do tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul.
O Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Mariana, em sua reunião ordinária, no dia 29 de setembro p. passado, considerou a importância de celebrarmos de modo conveniente este Ano Mariano em nossa Arquidiocese. Entre muitas iniciativas que podem ser tomadas pelas paróquias, o Conselho Presbiteral propõe a valorização das expressões celebrativas e devocionais à Santíssima Virgem: condigna celebração litúrgica das festas marianas, destaque às celebrações de Nossa Senhora padroeira das paróquias e comunidades e dos títulos marianos cultuados na devoção popular, ênfase especial ao Mês de Maria, incentivo à reza do terço e do ofício de Nossa Senhora e outras.
Atenção especial deve ser dada às Confrarias, Irmandades e Associações de Nossa Senhora em seus diversos títulos. Empenho especial deve haver na formação dos membros dessas instituições e dos fiéis em geral a respeito da autêntica devoção à Santíssima Virgem, de acordo com a Palavra de Deus e os ensinamentos do Magistério da Igreja. Os Centros de Estudos Teológicos da Faculdade Arquidiocesana de Mariana poderão prestar excelente contributo oferecendo Cursos de Mariologia ao longo do Ano Mariano.
Tanto para as celebrações como para a formação, muito poderá ajudar o subsídio pastoral, elaborado na Arquidiocese de Mariana, intitulado Caminhando com Maria.
A peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida certamente terá grande relevância na celebração do Ano Mariano nas paróquias que ainda serão por ela visitadas. Entretanto, o ponto alto dessa celebração será a Romaria Arquidiocesana a Aparecida, nos dias 12 e 13 de agosto de 2017, na comemoração do tricentenário do encontro da venerável imagem e em ação de graças pelo Jubileu de Ouro de minha ordenação presbiteral.
Por intercessão de Nossa Senhora da Assunção, imploro ao Senhor que sua graça fecunde a celebração desse Ano Mariano a fim de que, com Maria, possamos ir ao encontro de Jesus e dos todos os irmãos e irmãs.
Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo Metropolitano