Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima

É difícil pensar no caminho de discípulo missionário de Jesus sem pensar na necessidade de uma ação acolhedora e libertadora por parte de todos aqueles que querem construir o reino de Deus na vida do mundo.

Lucas (Lc 11,33) nos ensina: a lâmpada acesa deve estar posicionada para clarear todos que entram na casa. O discípulo ou discípula de Jesus deve tomar posição favorável a fim de que a Luz, que é Jesus, possa iluminar a vida de todos, especialmente dos que estão às margens.

Neste tempo, todos os sinais apontam a necessidade de revermos os nossos conceitos a respeito da vida eclesial e conformar a nossa vida com os ensinamentos de Jesus, que anuncia e denuncia, mas cheio de amor e compaixão acolhe e toma para si as dores do seu povo.

Uma igreja que quer se colocar a serviço de Jesus não pode pensar para dentro de si mesma, deve ter seu pensamento voltado para as margens onde estão os preferidos de Jesus, os rejeitados por todos, os excluídos da vida social, os banidos dos seus direitos, os afastados da dignidade de serem chamados filhos e filhas de Deus, acolhendo-os a partir do coração. Não existe outra forma de acolher verdadeiramente o outro a não ser a acolhida que brota do coração capaz de nos colocar no mesmo patamar do outro, partilhando dores e sofrimentos; só assim, podemos compreender e ser compreendidos.
Olhando para Jesus, que tomou sobre si as nossas faltas e dores e, assim, nos resgatou da morte para a vida, nos comunicando o seu amor de Pai. Anunciar Jesus Cristo pressupõe deixar que este amor transborde do nosso coração nos fazendo verdadeiras testemunhas.

O sinal vital de uma verdadeira acolhida é a convivência gerada a partir do encontro; do contrário, é apenas um encontro, que passa sem deixar marcas capazes de gerar fraternidade e nos deixar dispostos a nos doar no resgate de todos os excluídos, mal amados, rejeitados e esquecidos. Sendo assim, não corramos o risco de deixar de acolher o próprio Jesus, pois todos aqueles que acolhem a um de seus pequeninos também acolhem a Jesus Cristo (Mt 25,40).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *