Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou nesta terça-feira, 30 de abril, a Mensagem por Ocasião ao 1º de Maio,  dirigida aos trabalhadores do campo e da cidade do país. O documento inspira-se na figura de São José Operário, na Palavra de Deus e na Doutrina Social da Igreja.

A mensagem lembra que a reflexão da Doutrina Social da Igreja Católica nasce do encontro dos cristãos católicos  com as realidades desafiadoras do mundo do trabalho e com a Palavra de Deus e destaca trecho da Encíclica Laborem Exercens, do Papa São João Paulo II, sobre o trabalho: “o trabalho humano é uma chave, provavelmente a chave essencial de toda a questão social”.

Deus: oleiro e agricultor

O texto reforça ainda a ideia expressa figurativamente, já na primeira página da Bíblia, de um Deus que trabalha como oleiro e agricultor e destaca o discurso do Papa Francisco sobre o trabalho em visita pastoral a Gênova, 27 de maio de 2017, no qual o Santo Padre afirmou que: “o trabalho é fundamental para a dignidade da pessoa humana, “prioridade cristã a partir de Jesus trabalhador. Onde houver um trabalhador ali estarão o interesse e o olhar de amor do Senhor e da Igreja”.

Em tempos de desemprego e de precarização das relações de trabalho, a CNBB reforça o desejo do Papa Francisco que convoca a todos a “um novo pacto social humano, um novo pacto social para o trabalho” (Discurso aos delegados da Confederação Italiana Sindical dos Trabalhadores, 28 de junho de 2017).

A Mensagem da CNBB aos trabalhadores afirma ainda que as “condições dignas de vida e de trabalho, a geração de emprego e renda, principalmente para os jovens, e o respeito aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, a superação da escravidão e de toda forma de exploração são motivos de celebração e de contínuo cuidado”.

Vídeo mensagem:

No vídeo, abaixo, o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, apresenta o conteúdo da Mensagem por Ocasião ao 1º de Maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *