Em setembro de 2013, celebraremos o segundo aniversário da 8ª Assembleia Paroquial de Pastoral, que aconteceu por consequência das discussões nos Grupos de Refl exão em torno dos temas: Fazer memória para construir uma nova história; Descentralização pastoral e ministérios leigos; Comunidade, lugar de unidade e serviço; e Igreja comprometida com a sociedade a partir dos pobres.
Por meio dos Grupos de Reflexão, em primeira instância, vários paroquianos avaliaram a Assembleia anterior, levantando sugestões de atuação Pastoral para a 8ª Assembleia. Após isso, a preparação se fortaleceu com as assembleias comunitárias e, por fi m, todos puderam participar efetivamente da Assembleia Paroquial.
O resultado dela é que os delegados (pessoas indicadas nas assembleias comunitárias) assumiram o compromisso de construir um projeto que atendesse as necessidades paroquiais. Assim, com a graça de Deus, as propostas foram surgindo e o projeto foi tomando corpo.
O trabalho foi fundamentado, principalmente, nos rostos dos excluídos apresentados pelas comunidades. Com isso, o lema da assembleia se transformou no compromisso comum de que ninguém se sentisse excluído, mal amado, rejeitado ou esquecido.
Com o desejo de melhor servir como discípulos missionários de Jesus, nos reuniremos para avaliar a caminhada destes dois anos e, assim, acertar o passo para mais um ano a fim de alcançarmos ou aproximarmos o máximo possível do objetivo de sermos uma igreja missionária comprometida com o evangelho, testemunhas fieis de Jesus Cristo.