A comunidade de Nossa Senhora Imaculada Conceição, caminhou, caminhou e hoje continua essa linda caminhada representada por uma simples sandália já com as solas gastas, e isso é sinal de que percorremos longos caminhos a profetizar. E ao chegarmos aqui onde ofertamos o nosso coração, convidamos Maria a caminhar conosco, mulher simples de coragem e fé, que se fez serva e aceitou a vontade do pai para sua vida, ela é a nossa intercessora, a virgem do silêncio. É ela que em comunidade nos faz dizer sim a construção de um mundo melhor, a serviço do reino de Deus.
Nossa história também é marcada pelo evangelho, a palavra de Deus que é luz para o nosso caminho. Ao escutá-la, procuramos refleti-la, e ao colocá-la em prática, é fato de que estamos na direção certa, pois buscamos os ensinamentos e os preceitos do qual Deus nos chama a seguir.
Não há como falar da oração representada pelo santo terço, que sempre esteve e continua presente junto à comunidade, sabemos que a oração é a base e sem ela não teríamos força para chegarmos até o Cristo ressuscitado, é preciso antes passar pela cruz, que é sinal de salvação. Por isso, precisamos de muita oração que é o nosso alicerce.
As fotografias as quais foram apresentadas, marcam a história de uma comunidade simples que nasce através da união das pessoas, da força de vontade, do esforço e suor.
Se hoje tivemos a oportunidade de compartilhar essa história, é porque muitos (principalmente aqueles que já não se encontram no meio de nós) souberam acreditar e dar o seu sim e, juntamente com Maria, nossa história é assim bonita, um testemunho de fé. E tudo o que trazemos e apresentamos é o que ofertamos a Maria nesta noite. Contudo, seja qual for o grau de entendimento a que chegamos o que importa é prosseguir decididamente.