Chegou a Grande Festa! Após tantos preparativos, vamos vivenciá-la. É a Páscoa do Nosso Senhor! É nossa Páscoa também. Vamos celebrar a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo que, por sua Páscoa, fez-nos passar do pecado para a graça da vida plena.
Assim como Jesus realizou a travessia da morte para a vida, somos também chamados, todos os dias, a realizar novas passagens – atravessar a escuridão da morte de cada dia para a beleza de uma vida iluminada pela luz, que, para nós, é o próprio Jesus.
O tempo pascal nos remete para os desafios da vida; quando somos chamados a remover as pedras que foram soterrando a vida dentro de nós e romper os muros que cercam nosso coração. Somos chamados, também, a revisar nossa vida, mudar nossa mente, rever nossos paradigmas, removendo tudo o que impede a entrada da luz da ressurreição.
Vamos viver sempre a Páscoa, meus irmãos. Vamos viver bem nossa vida, nosso dia a dia, nosso cotidiano. Não precisamos de nada extraordinário, mas do simples, do ordinário. Vamos viver como ressuscitados, experimentando mudanças, por menores que sejam, mas contínuas em nossas vidas.
Vamos mudar nosso olhar, nossa forma de ver o mundo, as pessoas, a criação de Deus. Vamos mudar o nosso coração, amar mais a vida, nos afastarmos de tudo o que é ou gera morte e resistir às hostilidade do mundo presente. Vamos deixar nossa vida ser despertada e iluminada em plenitude.
Vida plena prometida por Jesus: “Eu vim para que tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10). Vamos sair do túmulo e viver com Jesus.
Que possamos, na Páscoa, deixar que a esperança seja o chão onde se enraízam nossos sonhos por um mundo mais humanizado e que o Cristo Ressuscitado nos dê forças para construirmos um mundo novo, de paz, humildade, serviço e justiça.