A fé e a devoção fazem parte da nossa vida. O que é a fé? De acordo com a etimologia, a palavra fé tem origem no grego “pistia” que indica a noção de acreditar e no latim “fides”, que remete para uma atitude de fidelidade.
No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião: ter fé em Deus é acreditar na sua onisciência. A fé também é sinônimo de religião ou culto. A fé Cristã implica crer na Bíblia Sagrada, na Palavra de Deus, e em todos os ensinamentos pregados por Jesus Cristo, o enviado de Deus. Na Bíblia, há inúmeras referências ao comportamento do cristão que age com fé, uma das frases sobre o tema afirma que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem” (hebreus 11,1).
Devoção significa piedade, sentimento religioso, dedicação ou afeição ao culto de Deus, da Virgem Maria e aos santos. É uma observância espontânea de práticas religiosas. O culto a Deus chama-se latria, aos santos chama-se dulia e o culto a Virgem Maria é denominado hiperdulis.
Falando da devoção a Virgem Maria, comemorou-se no dia 12 de outubro a sua festa, com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil.
A devoção a Nossa Senhora Aparecida teve início no ano de 1717 quando pescadores encontraram no Rio Paraíba uma velha e escurecida imagem de Nossa Senhora da Conceição. Inicialmente os pescadores encontraram no rio o tronco, e depois a cabeça, conforme dita a tradição.
Até 1745 a imagem ficou em oratório particular. Em 1888 foi levada para o santuário de Aparecida, sendo em 1930 declarada Padroeira do Brasil.
É interessante observar que a ida da imagem para o santuário de Aparecida se dá no início da Romanização. A Romanização inicia-se na segunda metade do século XIX e traz uma mudança substancial ao catolicismo brasileiro.
Hoje o santuário Nacional de Aparecida é um dos mais belos templos do mundo, ele é visitado anualmente por aproximadamente 12 milhões de romeiros de todas as partes do Brasil. E juntos proclamar: Viva Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil!