II Encontro da Pastoral da Comunicação, realizado nos dias 21 a 24 de Julho, em Aparecida- SP, contou com a participação de, aproximadamente, 400 agentes das pastorais da Comunicação do Brasil todo.
Organizado pela Irmã Elide – Assessora da CNBB – o evento foi realizado de maneira plausível e com a presença de vários Bispos, Padres e Diáconos, além de várias pessoas significativas na sociedade, que contribuíram com seus depoimentos e ajudaram a fomentar a discussão e a reflexão sobre os meios tradicionais de comunicação, assim como sobre as novas mídias presentes nas Redes Sociais, as quais poderão influenciar na nova forma de anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo.
Dom Orani João Tempesta – Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social, refletiu sobre o fato de que “fazer PASCOM é fazer comunicação, não esquecendo de que quem está por detrás é uma pessoa que possui espiritualidade e Fé. É lembrado que a PASCOM não se limita somente às mídias, às técnicas de fazer comunicação, e sim à Fé, à espiritualidade dos agentes”.