Porque a festa do Natal é para nós, cristãos, um momento especial muito rico espiritualmente, em que temos a grande oportunidade de refletir sobre o nosso acolhimento a Jesus que vem chegando, seja em família, no trabalho, na comunidade, enfim, na sociedade.
Porque trata-se de um tempo propício para reavaliarmos nossa vida, reacender a chama do amor de Deus por nós e renovar nossa esperança n’Ele, que chega até nós através do Menino Jesus.
Porque a novena é um convite para permanecermos vigilantes na oração, nos preparando para um encontro pessoal com Deus e com o próximo.
Porque, ao abrimos nossas casas para nossos amigos e vizinhos, estreitamos os laços de união com todos, e, ouvindo e acolhendo a Palavra, abrimos também o nosso coração para Cristo.
Porque, quando estamos esperando pela chegada de alguém tão importante para nós, o fazemos com muita alegria no coração: Natal significa a presença de Deus conosco, como um de nós!
Porque, ao meditar e partilhar os textos bíblicos junto com nossos irmãos sob a luz do Espírito Santo, podemos enxergá-los melhor: ver seus rostos, suas lágrimas, suas alegrias.
Porque rezar em comunidade nos enriquece, nos conforta, nos traz mais ânimo, nos ajuda a ficar firmes e fortalece os nossos corações.
Porque a novena traz, a cada ano, temas que nos ajudam a compreender melhor a mensagem de Deus para nós. Este ano, os encontros nos ajudarão a refletir sobre as bem-aventuranças, um projeto de vida feito por Jesus no Sermão da Montanha, que nos aponta o caminho para alcançar a felicidade.