Recostado na parede da Capela da Comunidade São José, no Bela Vista, durante a celebração realizada após um dia de vigília e adoração, rezamos por causa do momento violento que vivemos e que a Comunidade vive: Jovens perdendo a vida numa sequência de crimes violentos, trazendo sofrimento às famílias e a todos nós.
Como cristãos, necessitamos responder a esta realidade e isto nos leva a refletir sobre nosso papel no mundo. Temos de entender que este individualismo extremo, este consumismo a todo custo, não testemunham a nosso favor, além de forçar um estilo de vida que está matando a todos nós. Enquanto uns vencem a luta, os que não dão conta ficam excluídos e aqui nos interpela o Evangelho: Onde está teu irmão? Até onde percebemos que também somos responsáveis por isso? Estamos falhando enquanto Estado no cuidado que deveríamos proporcionar a estes cidadãos, não temos políticas públicas adequadas para minimizar o problema. As estatísticas mostram que, além de Viçosa, toda Minas Gerais não está dando conta de reduzir estes crimes violentos.
Resta a nós estarmos firmes enquanto comunidade de fé, para buscarmos juntos o caminho para uma sociedade onde a vida seja valorizada e que possamos saber onde está nosso irmão, para dividirmos com ele a vida, dom de Deus para nós.