Ocorreu no último dia 28 de dezembro, na missa das 19h, a posse do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), do Conselho para Assuntos Econômico Paroquial (CAEP) e do Colegiado das Pastorais da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa.
A formação de tais conselhos é resultado da 9ª Assembleia Paroquial de Pastoral, cujo tema foi “Comunidade Cristã: Casa do Pão, Casa da Palavra, Casa da caridade” e o lema, inspirado no Evangelho de Lucas, “Dai-lhes vós mesmos de comer.”
Durante todo o segundo semestre, ocorreram na Paróquia de Fátima a preparação através dos Grupos de Reflexão, o estudo do documento 100 da CNBB, as assembleias comunitárias e das Dimensões da Ação Evangelizadora e ainda os encontros dos Movimentos, Pastorais e Ministérios instituídos. Foram mais de 100 horas de encontros de trabalho que envolveram numerosos leigos de toda a paróquia.
O processo da 9ª Assembleia Paroquial se encerrou nos dias 6 e 7 de dezembro, ocasião em que foi eleita a nova coordenação leiga paroquial e das Dimensões. Eloísa Viana Abranches foi eleita e, neste domingo, tomou posse como a nova coordenadora leiga paroquial, tendo Ivanete Nunes, como vice-coordenadora.
Ainda foram estabelecidas algumas prioridades de trabalho para o próximo triênio: a) Grupos de Reflexão – Caminho para a Comunidade Cristã, Casa da Palavra, Casa do Pão, Casa da Caridade; b) Evangelização das juventudes; c) Fortalecimento da Dimensão Sociopolítica e d) Investimento na Espiritualidade para os agentes evangelizadores.
A prioridade “Evangelização das juventudes” foi tratada como urgência, diante de uma triste realidade em que vivemos, especialmente em Viçosa, o extermínio da juventude. Para expressar a preocupação assumida, durante a posse dos novos membros dos conselhos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, todos vestiram a camiseta com o lema que se torna um grito: “Chega de violência e extermínio de jovens!”.
“Estamos certos de que para construir a Casa do Pão, a Casa da Palavra e a Casa da Caridade, devemos agir diante dessa triste realidade que tem se tornado, cada vez mais, uma chaga na vida do nosso povo”, disse Eloísa Abranches, a nova coordenadora paroquial.
Os noticiários em Viçosa mostram que ao longo de 2014, a exemplo dos últimos anos, tem sido crescente a criminalidade, em especial a morte de jovens, figurando verdadeiro extermínio, sem que as autoridades deem sinais claros no combate à violência.
No rito da posse, os membros dos conselhos se comprometeram, através dos trabalhos nas comunidades, dimensões, pastorais e movimentos, a se esforçarem para promover a vida, cumprindo a ordem do Senhor Jesus: “dai-lhes vós mesmos de comer”.
Sabemos que “não é tarefa fácil, é exigente”, assim lembrou o pároco de Fátima, Cônego Lauro Versiani, na homilia da missa em que foi dada a posse aos novos coordenadores.