Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Arquidiocese oferece subsídio para as celebrações da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

“Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo” (Cf 1Cor 15, 51-58)

O objetivo principal do tema é refletir mais profundamente sobre o que significa “vencer” e “perder”, especialmente considerando o modo como a linguagem de “vitória” é tão frequentemente entendida em termos de triunfalismo. Mas Cristo nos apresenta um caminho bem diferente! Precisamos olhar para os perdedores, aqueles que constantemente sofrem derrotas porque lhes é negada a vitória por causa de várias condições e circunstâncias.

Quando os discípulos de Jesus entraram em disputa sobre “quem era o maior” (Mc 9,34) Jesus foi muito simples: “quem quiser ser o primeiro seja o último de todos e servo de todos” (Mc 9,35). Essas palavras falam de vitória através do serviço, da ajuda mútua, promovendo a autoestima daqueles que são os “últimos”, os esquecidos, os excluídos.

É em sua vida, ação, ensinamento, sofrimento, morte e ressurreição que desejamos buscar inspiração para uma vitoriosa vida de fé que se expressa no compromisso social em espírito de humildade, serviço e fidelidade ao Evangelho.

Essa “vitória” só é possível através de uma transformação espiritual, uma conversão. A unidade pela qual oramos exige renovação de formas da vida eclesial com as quais estamos familiarizados. Exige uma disposição de renunciar à competição entre nós. Precisamos nos abrir uns aos outros, oferecer e receber dons uns dos outros. Cristo abraça a todos, independentemente de vencer ou perder.

Confira aqui o subsídio para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

REFLEXÃO PARA CADA DIA DA SEMANA:

Primeiro dia: Transformados pelo Cristo servidor: O Filho do Homem veio para servir (cf Mc 10,45). Neste dia encontramos Jesus no caminho para a vitória através do serviço.

Segundo dia: Transformados na paciente espera pelo Senhor: Agora é assim que nos convém cumprir toda a justiça. (Mt 3,15) Neste dia nos concentraremos na espera paciente pelo Senhor. Para obter qualquer transformação, são necessárias a perseverança e a paciência.

Terceiro dia: Transformados pelo Servo Sofredor: Cristo sofreu por nós (cf 1Pd 2,21). Este dia nos chama a refletir sobre o sofrimento de Cristo. Seguindo Cristo, o Servo Sofredor, os cristãos são chamados à solidariedade com todos os que sofrem.

Quarto dia: Transformados pela vitória do Senhor sobre o mal: Sê vencedor do mal por meio do bem (Rm 12,21) Este dia nos leva a aprofundar as lutas contra o mal.

Quinto dia: Transformados pela paz do Senhor ressuscitado: Jesus veio, pôs-se no meio deles e lhes disse: A paz esteja convosco. (Jo 20,19) Hoje celebramos a paz do Senhor ressuscitado. O Ressuscitado une seus discípulos, que estavam paralisados com medo.

Sexto dia: Transformados pelo amor persistente de Deus: Esta é a vitória, nossa fé ( Cf 1Jo 5,4). Meditemos no amor persistente de Deus. O mistério pascal revela a firmeza desse amor, e nos chama a um novo caminho de fé. Essa fé supera o medo e abre nossos corações ao poder do Espírito.

Sétimo dia: Transformados pelo Bom Pastor: Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21,17). Neste dia os textos bíblicos nos mostram o Senhor fortalecendo o seu rebanho. Seguindo o Bom Pastor, somos chamados a nos fortalecer uns aos outros no Senhor, e a sustentar e fortalecer os fracos e perdidos. Há um só Pastor e nós somos o seu povo.

Oitavo dia: Unidos no Reino de Cristo: Ao vencedor, concederei sentar-se comigo no trono (Ap 3,21). Neste último dia de nossa Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos celebramos o Reino de Cristo. A vitória de Cristo nos capacita a olhar para o futuro com esperança.

MOMENTO CELEBRATIVO

Chegada – momento de silêncio – pequeno mântra: Onde reina o amor/ fraterno amor. Onde reina o amor/ Deus aí está… (ou outro à escolha)

Hino: Nós estamos aqui reunidos/ como estavam em Jerusalém/ pois só quando vivemos unidos é que o Espírito Santo nos vem…

Dir: A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.

Ass: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

D: Escutem, vou dar-lhes a conhecer um mistério. Nós não morreremos todos, mas todos seremos transformados.

Ass: Rendamos graças a Deus, que nos dá a Vitória pelo nosso Senhor Jesus Cristo.

D: Deus de bondade, por meio de Jesus nos dizes que aquele que quiser ser o primeiro deve tornar-se o menor e o servo de todos. Viemos à tua presença, sabendo que nossa vitória é conquistada através da fragilidade da cruz. Viemos orar para que a tua Igreja seja una. Ensina-nos a aceitar humildemente essa unidade como dom do teu Espírito. Através desse dom, converte-nos e transforma-nos para que sejamos mais semelhantes a teu filho Jesus Cristo.

A: Amém.

Pedido de perdão

D: Deus de bondade, apesar da unidade que recebemos em Cristo, persistimos em nossa desunião. Tem piedade de nós!

A: Tem piedade de nós!

D: Endurecemos nossos corações ao ouvir o evangelho. Tem piedade de nós!

A: Tem piedade de nós!

D: Falhamos na tarefa de servir-te em nossos irmãos e irmãs. Tem piedade de nós!

A: Tem piedade de nós!

D: Que o Senhor Todo misericordioso tenha piedade de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna!

A: Amém.

Palavra de Deus
Escolher uma – Hab 3,17-19; 1Cor 15, 51-58; Jo 12,23-26 – (Silêncio e partilha)

Preces

D: Unidos em Cristo que nos dá a vitória, oremos a Deus: Pela Igreja, o corpo de Cristo, para que possamos verdadeiramente viver a unidade que recebemos através do Espírito Santo. Deus, que és nossa força,

A: Transforma-nos pela tua graça.

D: Pelas lideranças das Igrejas, para que possam ser fiéis à unidade à qual todos os cristãos são chamados. Deus, que és nossa força,

A: Transforma-nos pela tua graça.

D: Pelas nações do mundo, para que possam viver em paz umas com as outras e promover a justiça para todos. Deus, que és nossa força,

A: Transforma-nos pela tua graça.

D: Senhor, fica no meio de nós e concede-nos unidade e paz.

A: Amém.

Pai nosso…

Bênção final e despedida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *