Iniciemos esta nossa conversa já com uma questão: Quantas vezes em nossa vida não andamos precisando de uma orientação, de uma luz em nosso caminho, não é mesmo? É justamente em favor desses nossos momentos que a Igreja vem, neste mês de Setembro, nos presentear com o mês da Bíblia. Ela vem nos relembrar que bem ao nosso alcance, literalmente em nossas mãos, temos o conselho e a orientação de Deus, e que Ele, por sua vez, não nos abandona jamais.
Deus deseja nos iluminar com a sua Palavra para que não haja nenhum cantinho em nós em que não habite a luz divina, pois como bem afirma o Salmo 118: a Palavra de Deus é para os nossos pés a lâmpada e a luz para o nosso caminho. É Deus quem assim age para que não nos percamos pela ausência da luz, em meio a tantas possibilidades com que nos deparamos em nossa vida. Ele vem iluminar os nossos caminhos.
A Palavra de Deus tem, também, o poder de direcionar a nossa vida. É ela que nos aconselha em meio àqueles momentos críticos que tentam, muitas vezes, nos desestabilizar. Ela nos conforta e nos tranquiliza quando estamos com medo, nervosos ou ansiosos devido às inúmeras circunstâncias que vivemos em nosso dia a dia.
E Deus, que nos conhece por inteiro (Sl. 138; Heb. 4,13) sabe, verdadeiramente, do que precisamos para sermos, de fato, felizes e realizados. Sendo assim, por que não ouvi-Lo? Por que não acreditar em sua Palavra? Ele nos ensina que quando nos encontrarmos confusos e sem saber para onde ir ou o que fazer podemos parar e, por meio de sua Palavra, saber para onde ir e, assim, retomar com um novo fôlego e vigor a nossa caminhada.
Que neste mês, peçamos juntos e incessantemente a Deus, a graça de uma maior proximidade e intimidade com Ele por intermédio de sua Palavra. E que recorrendo a ela possamos colher, com alegria, os frutos de confiança e esperança no poder da Palavra de Deus sobre a nossa vida.