Está aproximando-se o dia, no qual estaremos, como comunidade de fé, enviando nosso querido Pe. Wandinho para a paróquia de São Sebastião, em Ponte Nova.
Em momentos assim, em que nosso coração fica apertadinho, também vamos intuindo a beleza que está por trás desse sentimento. Nosso coração ficou marcado por sua presença em nosso meio nos convidando sempre a deixarmos o Espírito pousar sobre nós.
E Deus não nos deu um espírito de timidez, de medo, de fuga, de acomodação, mas de audácia, de criatividade, de luta, de participação. A resposta a este convite foi fecunda: liturgias preparadas com carinho; fortalecimento das comunidades acompanhado do sentimento de comunhão, de que somos uma família; crescimento dos grupos de reflexão, com valorização da centralidade da Palavra em nossas vidas, com resgate do valor do pequeno e do simples; surgimento de uma nova consciência missionária, onde vamos ao encontro do outro, reconhecendo nele um terreno sagrado, diante do qual tiramos as sandálias.
A atitude de quem se aproxima de contextos marcados pela exclusão não pode ser a do turista, que não se deixa afetar, nem a do salvador do mundo, mas diante da dor do outro precisamos perguntar: o que podemos fazer juntos?
Esse fazer memória enche nosso coração de gratidão. Louvamos a Deus por nos conceder pastor tão ousado, criativo, comprometido, acolhedor. Louvamos a Deus por nos conceder a graça de caminharmos na direção de ser Igreja pobre, Igreja da proximidade, do cuidado, da alegria. Louvamos a Deus pela sintonia de coração que se fez entre pastor e ovelhas.
Para mantermos essa sintonia de corações, somos chamados a abrir nosso coração. Como homem de fé, Pe. Wandinho é homem da abertura, que busca viver em “estado de êxodo”. Seu zelo apostólico, sua sensibilidade para perceber as necessidades do nosso tempo o coloca a caminho de terras desconhecidas, a serviço do Reino.
Como Adélia Prado, acreditamos que “o que a memória amou, fica eterno”. Por isso, podemos dizer, de coração aberto: Vai pastor, apascenta as ovelhas do teu Senhor! A comunidade São Sebastião, em Ponte Nova, te espera. Que a Senhora de Fátima te acompanhe!