Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Aproxima-se o quarto domingo do advento e, com ele, a certeza de que o Natal do Senhor, está prestes a se realizar. O advento, apesar de ser breve, é um tempo rico na vida litúrgica da Igreja e em nossa vida também.

Foto de Walter Chávez na Unsplash

Em um período de quatro semanas somos convidados a contemplar a beleza e a riqueza da história da Salvação, a ouvir as poéticas e belas palavras do profeta Isaías e encher nosso coração de esperança. A cada domingo, vamos compreendendo melhor o mistério do Natal que iremos celebrar.

Para isso, quanto melhor nos prepararmos melhor estaremos para acolher o Salvador. Para viver bem esse tempo, quatro atitudes são muito importantes:

1 – Atitude de vigilância

É a atitude de quem espera, ou seja, sabe que algo vai acontecer. O advento em sua pedagogia nos ensina que é preciso “saber esperar“, sem angústia ou sofrimento.

2 – Atitude de conversão

A espera não pode ser uma espera passiva, de “braços cruzados“. Enquanto esperamos o Messias, arrumamos nossa “casa“, ou seja, nosso coração. Por isso, advento é tempo sim de conversão, de retomada da direção certa, de reencantamento com o Projeto de Deus.

3 – Atitude de alegria

Advento não combina com tristeza, sentimentos ruins. O profeta Isaíais nos convida a erguer a cabeça, pois nossa salvação está próxima. O motivo da nossa alegria é que Deus olha para o seu povo, e principalmente, para os pequeninos, marginalizados e excluídos. O enviado do Pai vem para dar uma boa-notícia aos humildes, curar as feridas da alma, libertar os cativos e anunciar um tempo de Graça da parte do Senhor.

4 – Atitude de acolhida

Com Maria aprendemos que advento é tempo de acolhida dos mistérios de Deus. “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim conforme a tua Palavra”. É tempo de acolher a Palavra que se faz carne. Acolher a Palavra significa deixar ela agir em nós e transformar a nossa vida.

Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o Natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *